Pages

Subscribe:

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Eu aprendi

Tudo é passageiro. É fato que nada nesse mundo terreno dura para sempre. Mas temos o costume de acreditar que sim; e isso nao é de todo errado. Quando estamos vivendo algo acreditamos que aquele momento será eterno. Isso nos da a esperança de acordarmos no dia seguinte e ainda nos depararmos com aquilo que conquistamos alí diante de nós.
Conforme o tempo vai passando vamos amadurecendo e nossas experiências vão nos ensinando como lidar com certas situações. O medo passa a ser apenas um inimigo constante que todos os dias que você tem que enfrentar. Quando era criança tinha medo de morrer antes de aproveitar tudo o que tinha pra viver nessa terra. Hoje eu sei que as minhas escolhas determinam boa parte das coisas que acontecem na minha vida aqui. E esse medo aos poucos foi ficando de lado e dando lugar a outros medos. Eu passei a ter medo de voar. Voar era um sonho de menina. Sempre quis saber qual era a sensação de voar por cima das coisas. Mas conforme fui crescendo o medo foi aumentando. Meus sonhos de menina ficaram de lado e foram dando lugar a outros sonhos. Nem sei bem o porque passei a ter medo de voar. Mas deve ser por que aprendi que com grandes poderes vem grandes responsabilidades. Voar, entao, passou a ser uma coisa complexa demais. Passei a ter medo das responsabilidades. Sabia que um dia elas viriam sobre mim, mas fiz de tudo pra demorarem. Tentei ser criança eternamente, mas todos nós um dia temos que crescer. A boneca ficou de lado e deu lugar ao brilho, ao batom que teve que arrumar o seu espaço diante dos livros, das roupas, sapatos, amigos, computador etc.

As coisas acontecem tao rápido. Minha mae e minha avó costumavam me dizer que depois dos 15 anos tudo passava depressa e eu custei a acreditar nisso. Mas depois dos 15 vieram os 18 e assim sim pude perceber que o tempo realmente voava. E eu já havia desistido de voar e ja nao mais conseguia acompanhar tantas mudanças. Fui me deixando ser arrastada por esse turbilhao de coisas que vinha acontecendo ao mesmo tempo.Eu tinha que tomar uma posição, mas nao conseguia pensar com tantas coisas pra se ver, ouvir, tocar. Vivi uma boa parte do tempo apenas me deixando levar pela grande onda que invadiu a minha vida. Era tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo. A sensação de que eu tinha que crescer para acompanhar essas mudanças era cada vez mais constante. Mas eu nao queria crescer. Queria continuar sendo criança, queria continuar sendo aquela menina que se trancava no banheiro pra chorar quando as coisas nao iam bem. Talvez eu até pudesse continuar fazendo isso. Mas agora era tudo diferente. O mundo estava tao mudado. As coisas não eram bem como eu imaginava. Quando era apenas uma menininha queria tanto ser adulta pra controlar a minha vida, pra mandar em mim e decidir o que eu iria fazer. E hoje eu queria mesmo é poder voltar a ser criança, só um pouquinho.

E mais uma coisa a vida me ensinou. O que temos aqui nao é verdadeiramente nosso. Nos é emprestado por tempo determinado. Mas qual a duração desse tempo? Eu nao sei. Isso nao cabe a mim. Talvez ate sim. Pessoas nao sao coisas, mas elas nos emprestam sua vida, sua atençao, carinho, amor. Mas elas nao nos pertencem. No momento em que decidirem ir embora, elas irão. E temos que aprender a lidar com isso. Pessoas vem e vão.
Áquilo que agente nao aprende por bem a vida se encarrega de nos ensinar de alguma forma. E vai por mim, aprenda de boa vontade senao vai ser pior.
É com um texto que eu li uma vez: "quando era menino pensava como menino." E é verdadeiramente assim. Quando olho para trás e vejo como meus pensamentos eram fúteis, mas para a epoca eles faziam todo o sentido e eu sempre achava que tinha razao. Hoje eu percebo que nao.
É engraçado quando olho pro passado porque vejo o quanto amadureci e quando as pessoas me falavam isso eu raramente acreditava, mas é verdade.

Tudo muda. O que mais me impressiona é a forma como vemos o mundo. Isso muda de acordo com as nossas perspectivas. Aprendi que as mudanças sao lindas quando aprendemos a vive-las. Se estao acontecendo em nossa vida é porque tem um motivo e por mais que no exato momento em que ocorrem nao consigamos entender e aceitar, eu sei que elas sao importantes de alguma forma e no futuro entenderei melhor. Muitas vezes sabemos que precisamos mudar algo em nossa vida, mas nao temos forças pra fazer isso. Aí a própria vida se encarrega disso pra nós. Nao digo que é fácil lidar com as mudanças, porque até hoje eu nao sei muito bem, mas eu sei que é necessario. Entao quando alguma mudança inesperada acontece na minha vida se for algo bom eu deixo me levar. Vou tomando cuidado, é claro, pra nao cair em nenhuma cilada, mas nao digo nao. Apenas voo pra saber aonde isso vai dá. Ah esqueci de comentar; estou aprendendo a voar; com as minhas próprias asas. A vida realmente se encarrega de tudo. Mas temos que aprender que tudo tem o seu tempo. Eu nao havia aprendido antes porque nao era a hora. Hoje eu sei.

3 comentários:

Vitor Arruda disse...

Lindo esse seu Post.
Realmente a vida passa rápido e as coisas acontecem de uma maneira meio estranha, mas tudo vem para que possamos aprender. E a verdade é que só existe uma pessoa que nunca vai nós abandonar, chamasse Jesus! Através do Espírito Santo está sempre conosco e pronto para nos ensinar o que precisamos saber.
Por isso se apegue sempre a ele, pessoal são necessárias, mas Ele é Indispensável.
Amo você pretinha! Terá sempre um amigo aqui pra contar! =)

Unknown disse...

É verdade, Vitor. Jesus nunca nos abandona. Obg :)

Larissa Pinheiro disse...

Achei lindo e verdadeiro este texto. As mudanças são boas, apesar de deixarem algo para trás. Nós nunca estamo 100% preparados para mudar a nossa rotina, mas é preciso. A vida se encarrega de nos levar ao melhor final para nós. É tudo questão de ponto de vista.

Postar um comentário