Pages

Subscribe:

domingo, 11 de abril de 2010

Envelhecer



Há muitas formas de se descrever o envelhecer. Alguns dizem que é uma fase que concentra todo crescimento intelectual, emocional e psicológico. Acredito que seja isso também. Não sou velha nem nada, mas esse tema me chamou muito a atenção. Por que eu não consigo me imaginar velha e sei que muitos jovens da minha idade não conseguem também. Não é uma coisa que fico pensando com freqüência, mas quando venho a me lembrar isto me toma muito tempo de pensamento.
Com o passar dos anos nos vamos aprendendo muitas coisas, acho que evoluímos em todos os sentidos mesmo que não queiramos. É assim que acontece. É a vida. Nossas experiências nos ajudam a superar nossos medos, nos ajudam a encara a vida com mais garra mesmo que algumas dessas experiências nos tenham deixado marcas negativas. Tudo pode ser superado. Basta ter força de vontade pra fazer do fracasso uma vitória. Muitos jovens desprezam os mais velhos, porque acreditam que eles são chatos, enjoados. Eles são pessoas como nos. A idade não muda o fato de que precisam de atenção assim como nos. Eles já passaram por tudo que passamos. Então sabem muito bem como lidar com certas coisas que nos fazem quebrar a cabeça. É sempre bom ouvir os conselhos dos mais velhos, embora na maioria das vezes nós preferimos aprender sozinhos. Mas acho que isto também é válido.Todos iremos passar por essa fase, é a lei da vida. O jovem que somos hoje determinara como seremos amanha.
Envelhecer é como tirar um retrato de si num espelho. É se recordar de um tempo que não volta mais, não importa o que você faça. É olhar e ver que aquela menininha que brincava na chuva sem medo de nada se foi para dar lugar a uma mulher desbravadora , mas que teme o amanha. O tempo não vai voltar atrás. Lembranças.. sim muitas lembranças. Creio que a parte do nosso cérebro responsável pela memória esta cheio delas. Recordações também nos fazem viver. Porque nos lembram o quanto vivemos , o quanto aproveitamos. Mas também nos lembram as chances que perdemos, as coisas que deixamos pra trás. Não adianta se lamenta o tempo não vai voltar atrás. Envelhecer é necessário para dar lugar a um novo “eu”, amadurecido, crescido. Experiente.

1 comentários:

Vitor Arruda disse...

Lembranças são ótimas, saber que passamos por tanta coisa é maravilhoso, porém o amanhã a Deus pertence por isso devemos viver cada instante de nossas vidas com muita intensidade, pois cada segundo é valioso. E lembrando sempre que tem coisas que não precisamos passar ou fazer para saber que é errado, logo temos seguir alguns conselhos do mas velhos.
Amadurecimento também é bom, mas nem todo mundo chega-la com rapidez, acho que o mais importante é saber que está maduro não quer dizer ser sério, e sim saber o momento de cada coisa.
Mas uma coisa é certa, meu corpo vai envelhecer porém eu quero sempre manter meu espírito alegre e jovem.
Vou colocar um texto sobre velhice... rs

Ana Cintra conta que seu filho pequeno,
com a curiosidade de quem ouviu uma nova palavra, mas ainda nao entendeu seu significado, perguntou-lhe:
"Mamãe, o que é velhice? "
Na fração de segundo antes da resposta,
Ana fez uma verdadeira viagem ao passado.
Lembrou-se dos momentos de luta, das dificuldades, das decepções.
Sentiu todo o peso da idade e da responsabilidade em seus ombros.
Tornou a olhar para o filho, que, sorrindo, aguardava uma resposta.
"Olhe para o meu rosto, filho" , disse ela.
"Isto é a velhice".
E imaginou o garoto vendo as rugas e a tristeza em seus olhos.
Qual não foi sua surpresa quando,
depois de alguns instantes, o menino respondeu:
"Mamãe! Como a velhice é bonita!"

OBS: Era pra ter sido só um comentário. rsrs

Postar um comentário